Rovanpera sagra-se campeão na Nova Zelândia
ROVANPERA SAGRA-SE CAMPEÃO NA NOVA ZELÂNDIA COM PNEUS SCORPION MACIOS
Auckland, 2 de outubro de 2022 – Kalle Rovanpera, da Toyota, venceu o Rali da Nova Zelândia e sagrou-se campeão mundial de ralis. Os pneus Scorpion para gravilha demonstraram também uma grande confiabilidade, especialmente os macios, que superaram o teste imposto pela chuva forte que caracterizou a corrida. O novo campeão, o mais jovem da história, dominou o rali com uma corrida sem erros e uma gestão de pneus cuidadosa, extraindo o máximo de desempenho.
O DESAFIO
A chuva torrencial, muitas vezes agravada pelo vento forte, foram os maiores desafios da prova, mas a abrasividade das superfícies e as curvas inclinadas, típicas das estradas de gravilha da Nova Zelândia não ficaram atrás. Com exceção de algumas secções dificultadas pela chuva, a aderência nunca foi um problema para os pilotos, que puderam contar com os pneus Scorpion macios em todas as situações de corrida, mesmo durante a tarde de sexta-feira, caracterizada pelos traçados longos e pelas alterações das superfícies derivadas da chuva que se fez sentir.
A ESCOLHA DOS PNEUS
Tal como aconteceu em muitos outros ralis de gravilha da temporada, os pneus macios Scorpion foram a escolha principal dos pilotos. As únicas exceções verificaram-se na sexta-feira, quando as longas passagens, a abrasividade das superfícies e as tensões estruturais causadas pelas curvas fizeram com que alguns pilotos optassem pelo pneu duro (Sebastian Ogier, Elfyn Evans e Takamoto Katsuta).
CITAÇÃO PIRELLI
Terenzio Testoni, responsável Pirelli pelas atividades de rali: “Antes de mais, parabéns ao Kalle, que demonstrou a sua qualidade ao longo de toda a temporada, especialmente no que à gestão dos pneus diz respeito. A Pirelli viu o Kalle literalmente a crescer como pessoa e como piloto. Estivemos próximos dele desde os seus primeiros passos, como aconteceu e continua a acontecer com muitos outros jovens campeões, começando pelo próprio Ott Tanak. A nível técnico, não posso deixar de expressar a minha total satisfação com esta corrida, que impôs um sério teste o nosso produto em condições de chuva plena, o que ainda não tinha acontecido. Nas próximas duas corridas o WRC regressa ao asfalto, começando com a Espanha, onde os pneus duros serão a escolha principal”.
Fonte: Pirelli