Pneu sustentável Michelin
Pneus 100% sustentáveis! Um processo complicado mas possível de ser feito.
Com mais de 200 ingredientes necessários para a sua produção, a Michelin conseguiu a produção de pneus com uma grande performance a nível de segurança, conforto e acima de tudo, com redução no impacto ambiental.
Com o objetivo de usar apenas componentes sustentáveis na produção de pneus a Michelin apoia-se na sua incubadora de novas tecnologias assim como no avanço tecnológico dos materiais. Alia-se também a diversos parceiros de inovação como por exemplo o projeto BioButterfly que, de forma a substituir o butadieno proveniente do petróleo, faz a produção de butadieno através de resíduos de madeiras, cascas de arroz ou folhas e talos de milho. Outro parceiro é a Carbios que faz a reciclagem de plástico (PET) ou a Pyroware que produz o estireno através da reciclagem de resíduos plásticos de poliestireno. Para a recuperação do negro de carbono de pneus usados a Michelin apoia-se no seu parceiro Enviro.
Outro objetivo lançado pela Michelin é utilizar a menor quantidade possível de matéria-prima nos pneus mantendo o máximo de rendimento e eficácia. Desta forma o impacto ambiental diminui. Pretendem exercer influência na resistência à rodagem do pneu, diminuindo as emissões de CO2 provenientes do desgaste do pneu.
Com a ajuda dos seus parceiros e das mais de 6000 pessoas do Grupo, a Michelin determinou o objectivo que, até 2050, pretendem que os seus pneus sejam 100% sustentáveis. Para conseguir este objetivo comprometeu-se a efetuar uma produção eco-responsável mantendo a excelência utilizando processos de montagem complexos e de fabricos únicos dos seus pneus.
Fonte: https://www.michelin.pt/michelin-materiais-sustentaveis